terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Brasil versado em cordel - Pará

 


O Pará é um estado brasileiro e sua pertença é a Região Norte
A cidade mais populosa do estado é sua capital: Belém
O município é formado por duas partes: a área continental
 E área Insular composta de quarenta e duas ilhas que da visão fica além
A cidade de Belém conta com importantes e históricas fortificações
Igrejas, museus, parque Mangal das Garças e outros que de lá advém

O parque Mangal das Garças passou de uma área alagada
É um dos mais belos jardins paisagísticos da cidade
A paisagista Rosa Kliass trouxe as águas do rio pra dentro do parque
E respeitou a vegetação nativa, rica biodiversidade
Paulo Chaves foi o mentor do projeto arquitetônico
O parque das Garças tornou-se uma escultural beldade

A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré
É o local onde o povo se reúne para professar sua fé
Durante o Círio de Nazaré a imagem peregrina
Sai da Catedral Metropolitana e segue em procissão a pé
Na Basílica os fieis entoam o hino de louvor
Em honra à padroeira, a Virgem de Nazaré

O Teatro da Paz é um dos mais luxuosos do Brasil
Fundado durante o áureo Ciclo da Borracha esbanja beleza
O projeto arquitetônico foi inspirado no Teatro Scala de Milão
Com cento e trinta anos de história é um monumento que ostenta riqueza
A frontaria em requintado estilo neoclássico italiano
A decoração da entrada conta com musas das artes cênica, verdadeira sutileza

O hall de entrada do belíssimo Teatro da Paz
Possui escadaria em mármore italiano
Bustos em mármore Carrara dos escritores brasileiros
Gonçalves Dias e José de Alencar gênios humanos
Pedras portuguesas compõem o belo cenário
Num mosaico esmerado com detalhes icônicos


Para conhecer o Teatro da Paz faça uma visita virtual acessando o Link


28 comentários:

chica disse...

Que lindo,Grcita! Lindo teu trabalho em cantar os Estados do Brasil!

O Pará é maravilhoso! Conheci há muiiiiiitos anos atrás e poucos lugares. Mas o que vi a=gostei! Belo cordel aqui para ele dedicado! beijos, tudo de bom,chica

Giselle disse...

Quantas belezas descritas neste belo cordel em homenagem ao estado do Pará
Fiquei maravilhada com a visita virtual ao Teatro da Paz
Como é lindo e luxuoso!
Parabéns Gracita por mais este relevante trabalho em poesia
Beijos

Selena disse...

Que lindo cordel retratando as belezas do Pará
A visita virtual ao Teatro da Paz foi emocionante
Muito lindo viu?
Beijos

Toninho disse...

Que maravilha Gracita, deslizar pelas aguas dos rios adentrar os parques, encantar-se com a biodiversidade. Haja leitura e talento vizinha.
Brilhou neste canto de nossas belezas muitas preteridas pelas coisas de fora, digo sem ser xenófobo.
Vamos fazer lindas viagens.
Bjs vizinha.

Amarílis disse...

Cada vez me surpreendo com a sua capacidade de pesquisa para nos oferecer todas as riquezas de cada estado brasileiro
Fala-nos da cultura, da arte, da biodiversidade e nos encanta com a sua magistral poesia
A visita virtual foi um show à parte
Adorei conhecer o Teatro da Paz
Beijokinhas

Luar Dourado disse...

Que beleza este cordel
Fazer uma viagem pelo Estado do Pará, conhecendo as suas riquezas, a biodiversidade, os parques, os monumentos
Ah... estou maravilhada com tudo que você nos ofereceu
Beijitos

Morena Rosa disse...

Gracita estou encantada com tantas belezas e riquezas do Pará
E de brinde uma visita ao maravilhoso Teatro da Paz
Beijos no core

Leonardo disse...

É gratificante saber que existem espaços onde a biodiversidade foi preservada como nesse parque mencionado por você
Este teatro é mesmo um luxo heim amiga?
Um cordel espetacular
Meus parabéns por mais este maravilhoso cordel
Um abraço

Gegê disse...

Múltiplas riquezas retratadas com beleza e arte neste excepcional cordel
Um abraço

Vanessa Vieira disse...

Olá, Gracita! Chegando agora por aqui e já amandando este cantinho lindo!
Desejo muito sucesso neste projeto. Que possamos ler cada vez mais cordeis por aqui!

Parabéns pela iniciativa!

Mirelyartes disse...

Os seus cordeis são sempre empolgantes
Porque neles você nos mostra as belezas de cada recanto dos diversos estados brasileiros
Eu amei conhecer as riquezas do Pará
Abracinho

Liliane disse...

São tantas riquezas que fica difícil dizer qual a mais interessante mas eu gostaria de ver de pertinho todas essas belezas do Teatro da Paz
Beijos com carinho amiga Gracita

Anna disse...

Eu já visitei o Pará mas estas riquezas que descreveste com tanta paixão eu não tive oportunidade de conhecer
Foi uma viagem de trabalho e muito rápida
O cordel está fantástico
Beijos

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Gracita!
Conheci o Pará, adorei a estação das Dorcas, o Mercado imenso municipal e o carimbó super animado que se exibe aos turistas. Adorei.
Achei muita semelhança com o Portugal antigo.
A Ilha de Marajó é um paraíso e andar no búfalo não consegui. Só tirei uma foto e olhe lá.
Estou adorando revisitar o Brasil por você.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno

Arthur disse...

Olá Gracita
Quantas riquezas estamos descobrindo através da sua bela poesia
Fiquei fascinado com a visita virtual ao belíssimo Teatro da Paz
Uma obra com uma arquitetura belíssima e o luxo do interior me deixou maravilhado
Parabéns por este seu trabalho impecável
Um abraço

Janice disse...

Eu estou amando conhecer todas essas riquezas
E do Pará você trouxe identidades imperdíveis
Nesta lista tão bem poetiza está o maravilhoso Teatro da Paz que adorei conhecer virtualmente
Um beijo querida amiga

Juliana disse...

Mais um cordel maravilhoso e agora exaltando as riquezas Paraenses
Muito lindooooooo
Beijos

Pedro disse...

Viajando e conhecendo as maravilhas do Pará
Navegando nos versos impecáveis da sua bela poesia de cordel
Um abraço minha amiga

Rafaelle disse...

Tão pitorescos estes recantos do Pará
O Teatro é um luxo
Adorei
Beijos

Thiago disse...

Um belo cordel em homenagem ao estado do Pará exaltando as suas belezas
Fiquei fascinado com a sua arte cordelística
Um abraço

Ana Laura Bertioli disse...

Um cordel impecável retratando as belezas e riquezas do Pará
Nunca visitei o Pará mas gostei de conhecer essa diversidade
Beijos

Pietra disse...

Oi Gracita
Este cordel está um primor minha amiga
Como é rico de belezas naturais, culturais, arquitetura.
Estou encantada com tudo o que você nos trouxe
Beijos

Ronaldo disse...

Me apaixonei por todas as riquezas paraenses que você dissertou com magia e espetacular poesia
Um abraço

Valentina disse...

Em meio a tantas belezas é difícil eleger o mais belo ou o mais interesse
Um cordel maravilhoso
Beijos

Carmella disse...

Adorei conhecer as belezas naturais, a preservação da biodiversidade e as riquezas culturais do Pará
Beijos

pensandoemfamilia disse...

Que lindo e cultural projeto. Meus aplausos, vou lendo cada um aos poucos. Gostei muito neste mergulho no Pará com suas belezas naturais, bjsss

São disse...

Gosto muito deste seu trabalho sobre os recantos do lindo Brasil.

Só lamento que os colonizadores esbanjassem dinheiro em obras de arte sem cuidar das populações. Infelizmente, isso acontecia também em Portugal.


Minha querida, forte abraço e feliz semana :(

Colombia disse...

Estou grato pela nova perspectiva que você trouxe para a mesa. Muito bem!