domingo, 11 de fevereiro de 2024

Brasil versado em cordel - Maranhão

Maranhão um dos belos estados da região Nordeste
Ao turistar pelo estado a Capital São Luís deve constar do seu roteiro
Fundada pelos franceses a cidade exibe a maior coleção de azulejos portugueses 
Visitar os belos casarões decorados com azulejos portugueses não requer dinheiro
Quem gosta de modernidade com muito agito faça uma visita à bonita
Lagoa do Jansen, local adequado ao ciclismo apreciando o pôr do sol soalheiro

Os lençois maranhenses são de longe a atração mais conhecida do Maranhão
O Parque Lençois Maranhenses abrange rios, dunas, manguezais e lagoas
Na época das chuvas os lençois se mostram esplendorosos
 com suas dunas de areias branquinhas e lagoas azuis como se fossem gamboa
Um passeio imperdível para quem planeja conhecer os lençois manhenses
Uma viagem de lancha pelo Rio Preguiça, sentado na proa

Se você quer descobrir um universo incrível no Maranhão
Faça uma visita à Chapada das Mesas com seus ricos biomas
Amazônia, Cerrado e Caatinga tão singulares
Nesta chapada você poderá comprovar a veracidade desse axioma
A região da chapada oferece diversos esportes radicais
Mountain bike e trekking estão na trilha desses geográficos biomas


 

27 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom domingo de Carnaval, querida amiga Gracita!
Passei dias em São Luís e fizemos missão nas palafitas bem na região central.
Não me esqueço do paladar da Maria Bonita, uma delicia de prato típico de lá.
Gostei de vervao vivo o bumba-meu-boi.
Além de tudo que você descreveu aqui.
Nosso Brasil é lindo
Tenha um abençoado Carnaval!
Beijinhos com carinho

Valentina disse...

Quantas coisas a serem visitadas no Maranhão
Eu só conheço os lençois... uma beleza sem igual
Um cordel maravilhoso
Beijos

Carmella disse...

Se você me perguntasse qual dessas paisagens eu gostaria de visitar primeiro eu te diria... todas!!!!!!
Como é lindo o estado do Maranhão
Beijos

Fernando Ritt disse...

Se é um convite para conhecer o universo maranhense saiba que já aceitei
Encantado com a sua descrição poética
Um abraço

Sophie disse...

São tantas riquezas neste nosso país
E a cada poema ficamos ainda mais encantadas com todas essas maravilhas
Eu ainda vou conhecer os lençois maranhenses
Beijos

Ana Laura Bertioli disse...

Quantas belezas há para se visitar no belo estado do Maranhão
Adorei este cordel, Gracita
Beijos

Leonardo disse...

Eu já estive em São Luís a trabalho mas não me foi permitido turistar e conhecer todas estas belezuras que você poeticamente nos apresenta
Mas eu voltarei...
Um abraço

Marcella disse...

Como não ficar maravilhada com tantas belezas
O Maranhão é lindo heim?
Beijocas

Lorena disse...

Um belo cordel exaltando as belezas do estado do Maranhão
Gostei de ler e conhecer
Beijos

Allana disse...

Fico encantada com a sua poesia de cordel
Você nos envolve nos cenários que descreve tão lindamente
Adorei o cordel
Beijos

Gegê disse...

Quantas riquezas você nos traz neste belo cordel
Adorei o Maranhão
Um abraço

Amarílis disse...

A Gracita nos inflama quando discorre com tanta poesia as belezas do nosso país
E o Maranhão já me conquistou
Lindooooo este cordel
Beijokinhas

Morena Rosa disse...

Ah os lençois maranhenses de uma beleza única
Gostei de conhecer estas outras maravilhas através da sua bela poesia
Beijos no core

Mirelyartes disse...

Oi Gracita
Como eu gostaria de estar no Maranhão conhecendo todas essas maravilhas que você poeticamente descreveu
Um cordel excepcional
Abracinho

Luar Dourado disse...

Oi Gracita
Já vou deixar o estado do Maranhão para o roteiro de férias
Gostei imenso das belezas que você apresentou neste sensacional cordel

Liliane disse...

Fantástico esse cordel
Adorei conhecer as belezas do Maranhão
Beijos

São disse...

De seu belo país só conheço Fortaleza e um pouco das suas praias .

Gostaria imenso de regressar para conhecer , por exemplo, Rio de Janeiro e Baía.

Minha querida, graças pelo seu interessante texto e abraço com voto de excelente fim de semana :)

Anna disse...

Conhecendo as belezas do nosso país através da sua belíssima poesia
E o Maranhão muitíssimo bem representado
Adoreiiiii
Beijos

Arthur disse...

Do Maranhão eu só conheço os lençois mas já estou curioso para voltar e visitar estas outras maravilhas aqui apresentadas amiga Gracita
Um abrço

Janice disse...

Você nos envolve ao descrever com maestria e arte as belezas do nosso país
Quantos lugares interessantes para conhecer no Maranhão
Eu adoreiiiiiii
Beijos

Juliana disse...

Como não se encantar com todas essas belezas?
Eu estou apaixonada pelo Maranhão
Beijos

Marcos disse...

Já estou querendo turistar pelo estado do Maranhão para conhecer estas belezas que você descreveu com excepcional poesia
Um abraço minha amiga

Marcella disse...

Eu adoro um agito e já fiquei eufórica só de ler as belezas que você descreveu
Um estado lindo que merece uma visita
E eu estarei lá muito em breve
Um cordel maravilhoso
Beijos

Pedro disse...

Eu não conheço nada do Nordeste mas fiquei encantado com as belezas do Maranhão e já vou deixar registrado como roteiro para as minhas próximas férias
Um abraço

Olinda Melo disse...


Querida Gracita

Adorei o seu texto falando de Maranhão um nome que recordo
das lições de História. Mas com as informações que nos dá
de Maranhão na actualidade fiquei muito satisfeita com todas
as novidades que me conta, em termos turísticos e de tudo o
que a natureza lhe e nos oferece.

Beijinhos
Olinda

chica disse...

Infelizmwnre não conheço o Maranhão! Apenas vejo nas fotos, filmes e seus Lençóis são lindos demais. Deve haver muita beleza a desvendar! beijos, chica

Toninho disse...

Quem visita o Maranhão e perambula por São Luís, volta admirada com o centro e suas arquitetura preservada. Cordel que viaja belamente pelo estado com suas belezas e grandezas, conforme é o estilo desta nobre arte da poesia.
Bjs e paz amiga.