quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Brasil versado em cordel - Rondônia

 

O estado de Rondônia é um pedacinho do paraíso

Neste paraíso tem a exuberante Porto Velho

Com uma economia próspera e pujante

O estado foge das lendas do escaravelho

Os rondonienses cultuam suas tradições

E protegem com desvelo o amado boto vermelho

 

Turistando pelo belo estado de Rondônia

O Cacoal Selva Park é roteiro obrigatório

Um parque aquático com esmerada estrutura ecológica

Com infraestrutura bem planejada é meritório

De sua gente hospitaleira receber bem o visitante

É prioridade desse povo divulgar sua cultura em detalhado relatório

 

No estado de Rondônia o ecoturismo é a melhor opção de lazer

Com a construção da estrada Madeira Mamoré surgiram os povoados

Visitando a bela cidade Ji-Paraná não deixe de apreciar o tacacá

Da gastronomia rondoniense os pratos foram aperfeiçoados

Caldeirada, pirarucu de casaca, moquecas e pato no tucupi

São delícias gastronômicas que os habitantes alardeiam aquinhoados

(Gracita Fraga)

19 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Gracita!
Morei em Rondônia, na fronteira com Bolívia, na cidade de Guajará Mirim.
Conheci bem a capital e a mata adentro.
Moqueca de peixe doce, pato no tucupi que comi também no Pará.
Muito calor por lá, parecia o inferno na torre, rs...
Foi uma experiência rica de conhecer comunidades ribeirinhas, indígenas, pessoas bem simples e deliciosas iguarias oriundas da fronteira que se comprava atravessando um barquinho em 5 minutinhos..
Que memória fiz agora com seu cordel! Muito obrigada, amiga.
Foi um tempo onde pude me pôr em discernimento.
Excelente sua ideia de postar o Brasil em cordel!
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

Amarílis disse...

É um prazer imenso vir aqui e conhecer as belezas dos estados brasileiros pela sua visão poética
E eu digo que Rondônia tem atrativos belíssimos
Qualquer dia eu vou turistar por lá
Beijikinhas

Morena Rosa disse...

As belezas de Rondônia poetizadas com arte
Beijos no core

Mirelyartes disse...

Gostei imenso de conhecer Rondônia através do seu maravilhoso cordel
Abracinho

Luar Dourado disse...

Conhecer o Brasil pela sua arte poética me dá subsídios para escolher meu roteiro de férias
Adorandooooo
Beijitos

Liliane disse...

Um cordel tão encantador que nos faz ler e reler para degustar as belezas de Rondônia
Beijos

Anna disse...

As belezas de Rondônia poetizadas com arte
Um cordel belíssimo
Adoreiiii
Beijos

Arthur disse...

Encantado com as belezas do estado de Rondônia tão bem explicitadas
Parabéns pelo bonito cordel
Um abraço

Sophie disse...

Um cordel maravilhoooooso!!!
Beijos

Juliana disse...

A riqueza de um estado poetizada com arte e beleza
Adorei conhecer Rondônia
Beijos

Ana Laura Bertioli disse...

Teu poema me fez relembrar do tempo que passei em Rondônia
Minhas memórias afetivas foram ativadas ao ler a sua bela poesia
Parabéns
Beijos

Leonardo disse...

A literatura de cordel me fascina e o teu poema exaltando as belezas de Rondônia está magnífico
Parabéns amiga
Um abraço

Lorena disse...

São tantas belezas e delícias gastronômicas que eu já estou querendo viajar para Rondônia
Beijos

Valentina disse...

Oi Gracita
Adorei conhecer Rondônia através da sua bela poesia
Um cordel lindoooo
Beijos

Bruno disse...

As riquezas de Rondônia explicitadas em belos versos
Muito interessante esse cordel amiga Gracita

Ronaldo disse...

Olá Gracita
Que lindo conhecer o estado de Rondônia através da sua linda poesia
Um abraço minha amiga

Marcos disse...

Olá Gracita
Eu amo literatura de cordel e conhecer Rondônia lendo os seus belos versos me deixou extasiado
Parabéns por esta riqueza literária
Um abraço

Rafaelle disse...

Adorei este cordel sobre Rondônia
Muito lindo
Beijos

Pietra disse...

Descobrindo as belezas de Rondônia através da sua linda poesia
Eu adoreiiiii
Beijos